sábado, junho 25, 2011

A Casa


Foi no dia em que o Vasquinho se mudou para casa. O Manuel recebeu um presente que supostamente seria dele - agora é assim que se faz para as crianças aceitarem bem a vinda de um novo membro na família. Era uma casa, aliás uma quinta assim do género dos Legos, em várias cores e com bonequinhos.
Foi o João que ajudou a desembrulhar, enquanto intercalava com uns "dá para acreditar?" "tão giro!" "queres abrir?". O Manuel parecia compreender porque abriu o sorriso e batia com os pés no chão freneticamente. O João baixou-se, de joelhos no chão e ficou ali, algum tempo, a ajudar a montar tudo.
Quando era pequena e eles eram os grandes (na altura adolescentes) eu costumava pensar como seria quando crescessem, como seríamos todos. Não sei como é que o tempo passou. Aconteceu, e eu nem dei por isso.
Há muitos anos - agora seria a altura perfeita para os meus irmãos lançarem a boa piada do "foi no ano passado, não foi?" - recebi a casa da Barbie e fiquei encantada. Era uma casa com dois pisos e várias divisões em tons de cor-de-rosa com janelas, portas e cenários com flores e padrões afins. Foram eles que a ajudaram a montar para mim.
No dia em que o Vasquinho chegou a casa, por segundos, só por alguns segundos, pareceu-me que estava a imaginar tudo aquilo: eles terem saído de casa, estarem casados, terem filhos, uma vida afastada da minha, da nossa.
Pergunto-me se um dia quando for eu nessa situação também vou sentir que o tempo passou de repente. Agora parece incrivelmente longínquo, tanto que me dá para deixar escapar uma gargalhada só do ridículo que me parece.
Não sei se foi o facto de ser o oitavo (é verdade, já tenho oito sobrinhos) o Vasquinho deu-me que pensar. Que a vida é diferente, que mudámos todos e que não é tão mau assim. Que temos uma vida em separado mas que há outra nova em conjunto - com mais membros à mistura. Que nunca mais voltaremos a ser quatro, nem três, mas bem mais e que até tem a sua piada. E, acima de tudo, que mesmo se quisesse, com muita força, que se houvesse alguma maneira de voltar atrás, mesmo que tendo essa oportunidade, não a aproveitava. Somos muitos, para o barulho nos restaurantes, para as reuniões caóticas, para os berreiros, para os mimos, para os sorrisos e malandrices e já não podemos ser de outra maneira.

6 comentários:

Vimax disse...

There Penis Enlargement method that has been clinically tested as Vimax and Vigrx Plus as the best Penis Enlargement Pills. Vimax Canada and Vigrx Plus Canada has been approved by the FDA as the best male enhancement products

quem? disse...

ecos do passado ressoam delicadamente nas nossas almas presentes. árvores lançam sementes, sementes formam árvores, árvores lançam sementes. mas as casas de barbie ficam, e definem-nos.

M Tech Computers disse...

M Tech Computers

regasds
prabhat

Miky disse...

www.vrajitori.blogspot.com
www.cool-tv-hd.blogspot.com
www.carti-online-gratis.blogspot.com
www.b1tv.blogspot.com
www.statusuri-2012.blogspot.com
www.wallpapers-noi.blogspot.com
www.vraji-magie.blogspot.com
www.joculete-pentru-copii.blogspot.com
www.vampiri-stigoi.blogspot.com
www.wallpapers1920x1200.blogspot.com
www.hd-wallpapers-noi.blogspot.com
www.hd-wallpaper-noi.blogspot.com

Pedro Martins disse...

Adorei :)

Anônimo disse...

Querida Mané, porque é que não volta a escrever? Tem tanto jeito. Pense nisso!

Clara